Logo da CLDF
CONTATO
Dados Abertos: Transparência na Câmara Legislativa em giz amarelo
Um conjunto de 7 dados que formam um dado maior com a opção Políticas de Dados Abertos, O que são Dados Abertos e Conjuntos de Dados. E uma seta amarela apontando para a opção O que são Dados Abertos?
Giz de cera na cor amarela
Logo de Dados Abertos
O que são Dados Abertos?
Políticas de Dados Abertos
Conjunto de Dados
Contato
Ir para a home de Dados Abertos Ir para o portal da CLDF Ir para Políticas de Dados Abertos Ir para O que são Dados Abertos? Ir para Conjuntos de Dados Ir para Políticas de Dados Abertos Ir para O que são Dados Abertos? Ir para Conjuntos de Dados Abertos Ir para Contato

O que são Dados Abertos?

De acordo com a organização Open Definition (http://opendefinition.org/): "dado aberto é um dado que pode ser livremente utilizado, reutilizado e redistribuído por qualquer um".

A principal vantagem de "abrir os dados" é permitir a combinação de diferentes conjuntos de dados, tornando possivel a interoperabilidade entre sistemas e organizações, isto é, possibilita que o governo, organizações e a população trabalhem juntos, operando os mesmos dados mas dando utilidades diferentes à eles e atuando nas mais diversas áreas disponíveis. Torne-os disponíveis para a população e amplie a participação da mesma nos assuntos de seu interesse.

A abertura dos dados viabiliza o desenvolvimento de ideias. Um desenvolvedor independente pode utilizar esses dados para criar um aplicativo que permita acompanhar em tempo real o andamento de projetos do governo, por exemplo. Isto é Dados abertos, sendo utilizados para gerar informações e valor para todos. Teve alguma ideia? Conte para a gente!

O formato desses dados deve ser compreensivel por máquina, isto é, estar estruturada e indexada para que facilite a leitura por programas de computador. Por exemplo, uma imagem é facilmente interpretada por um humano, mas o computador terá dificuldades para isso, demandando mais trabalho para o desenvolvedor de software. Para um computador e para uma pessoa, um arquivo de texto é melhor de se interpretar.